sábado, 28 de dezembro de 2013

NOSSA SENHORA DO APOCALIPSE


Nossa senhora do Apocalipse representa a luta entre o bem e o mal, entre o Reino de Deus e as trevas.

 “Porei hostilidade entre ti e a mulher, entre tua linhagem e a linhagem dela. Ela te esmagará a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn 3,15). 

É compreensível o fato de sentirmos certa consternação ao considerar as diversas lutas da vida que precisamos enfrentar, como consequência do pecado de nossos primeiros pais. Realmente, somos levados, em geral, a desejar uma existência sem tentações, sofrimentos ou dificuldades.

Entretanto, se Deus, em sua infinita sabedoria, permitiu o mal e o pecado na Criação, é porque sabia ser este o plano mais perfeito para a História. Assim o explica Mons. João Scognamiglio Clá Dias: "Algumas  correntes teológicas estudam como seria a História humana se não houvesse o Pecado Original, se os anjos não tivessem pecado e, portanto, não fosse criado o inferno. É um estudo interessante, sem dúvida, para os teólogos ampliarem seus conhecimentos, mas a realidade é esta: Deus criou este mundo sabendo que no Céu alguns anjos se revoltariam e deveriam ser lançados no inferno; sabia igualmente que Adão e Eva pecariam e, em consequência, seriam expulsos do Paraíso Terrestre, criado para eles e seus descendentes; sendo assim, tinha perfeita noção de que, para restaurar a ordem rompida pelos pecados dos anjos e dos homens, era indispensável que a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade Se encarnasse, sofresse todos os tormentos da Paixão, morresse na Cruz e ressuscitasse ao terceiro dia. Portanto, este é o mais elevado plano para a Criação. Impossível haver outro mais perfeito, pelo simples fato de que Deus o quis, e não poderia Ele, de forma alguma, criar um mundo que não fosse, no seu conjunto, o mais perfeito. E faz parte deste plano a luta entre o bem o mal".14

Não imaginemos, portanto, que o ideal para nós seria viver num "paraíso" semelhante a uma espécie de parque de diversões, um local de férias perpétuas, onde nunca haveria serpentes, frutos proibidos e lutas. A prova de Adão e Eva foi a ocasião permitida por Deus para eles demonstrarem seu amor e sua gratidão pelos privilégios recebidos, e se tornarem, deste modo, merecedores do prêmio eterno. Eles deveriam estar preparados para vencer essa luta, transbordantes do desejo de derrotar o inimigo infernal. Se nossos primeiros pais, em lugar de dar vazão aos movimentos de soberba no fundo de suas almas, tivessem agido dessa forma, nunca teriam incorrido na aberta desobediência a Deus, a serpente maldita jamais teria conseguido enganar Eva e o desmedido anseio de excelência não teria desviado Adão de sua inocência original.

Nunca devemos lamentar-nos diante da luta! Nossa vida, com efeito, é um constante combate contra o demônio, o mundo e a carne: "Militia est vita hominis super terram" (Jó 7, 1). Ao contrário de nossos primeiros pais, que não pediram o auxílio divino quando foram tentados 15, não nos deixemos levar pelo orgulho de confiar em nossas pobres forças naturais. Na grande e decisiva batalha pela salvação de nossa alma, rezemos e frequentemos os Sacramentos. Com filial devoção, recorramos à poderosa intercessão de Maria Santíssima, a qual, como um terrível exército em ordem de batalha, esmaga a cabeça da serpente infernal (cf. Ct 6, 4; Gn 3, 15).

E, enfim, lancemos mão de todas as armas espirituais postas por Deus à nossa disposição para atingirmos a plena santificação: "Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio. Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça, e os pés calçados de prontidão para anunciar o  Evangelho da paz. Sobretudo, embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do maligno. Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância" (Ef 6, 11.14-18).(Revista Arautos do Evangelho, Nov/2012 



Referência bibliográfica:
Site Arautos
Site Santissimavirgemaria
Site Google
Site Youtube







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Nosso blog é atualizado diariamente. Volte sempre!