quarta-feira, 25 de março de 2015

NOSSA SENHORA DA UVA



O distrito de Otávio Rocha, em Flores da Cunha, na serra gaúcha, é o berço da devoção à Nossa Senhora da Uva no Brasil. Aqui, a devoção começou a ser divulgada há pouco tempo, a partir da entrega de um quadro, reprodução de uma famosa pintura francesa de Nossa Senhora da Uva à Paróquia de Otávio Rocha. É até estranho registrar que a região, sendo o principal pólo produtor de uva e vinho do Brasil, ainda não conhecesse esta denominação de Nossa Senhora. No início, tal invocação, causava surpresa, mas diante do quadro do pintor francês Pierre Mignard, a surpreendente denominação foi aceita e iniciou-se sua divulgação.

Cabe destacar que o distrito Otávio Rocha tem, desde o início da sua colonização, uma intensa atividade ligada aos setores de uvas e vinhos. São mais de 300 famílias produtoras de uvas e dezenas de vinícolas. Aqui foram colhidas premiadas uvas, elaborados vinhos de excelente qualidade, inclusive utilizados em milhares de missas, com destaque no Congresso Eucarístico Internacional do Rio de Janeiro.

Além disso, a localidade ainda tem suas ruas denominadas com nomes de uvas, assim, Av.Uva Itália, Rua Uva Isabel, Rua Uva Perlona, Rua Uva Moscato. E a Praça é chamada de Regional da Uva, onde se encontram plantadas diversas parreiras representativas dos municípios maiores produtores de uvas do Rio Grande do Sul. Otávio Rocha sediou ainda o início festivo de abertura da safra do vinho, início simbólico da poda das parreiras, tem a segunda festa mais antiga do estado ligado à uva: Festa Colonial da Uva. O Museu Pe. Alberto Lamonatto, possui um dos mais ricos acervos em licores e bebidas do Brasil. Enfim, seu povo vive, trabalha e festeja em torno da uva e vinho.

A invocação

A escritora e pesquisadora Nilza B.Magali em sua obra as 107 invocações da Virgem Maria no Brasil (Editora Vozes) diz: "Em principio, as invocações de Nossa Senhora podem ser de origem Litúrgica, Histórica e Popular. As primeiras foram criadas pela Igreja e são relacionadas à liturgia católica: Conceição, Ó, Guia, Assunção, Mãe da Igreja, etc. As históricas, apesar deste termo não ser tomado em sentido rigoroso, referem-se aos títulos durante os vinte séculos do cristianismo e geralmente recebem os nomes dos lugares onde o seu culto foi iniciado: Caravaggio, Guadalupe, Penha, de França, Lourdes, Nazaré, Rocio, etc. As de origem popular receberam denominações dadas espontaneamente pelos devotos, conforme os ritos usados ou as necessidades do momento,   exemplo: Boa Viagem, Bom Parto, Boa Morte, Brotas, Carpição etc. As primeiras imagens de Maria foram as Virgens Orantes das catacumbas, representadas de pé, rezando com os braços abertos, como era costume nos tempos iniciais do cristianismo. Ou então em cenas de Sua vida, relatadas pelos textos bíblicos ou Evangelhos Apócrifos. Após o Concílio de Éfeso, reunido em 431 para combater a heresia nestoriana, que negava a maternidade divina de Maria, tomaram grande incremento as representações da Mãe Santíssima tendo no colo o Menino Jesus, que abençoa os devotos. Muitas destas efígies eram estilo bizantino, pintadas sobre madeira ou feitas em mosaicos, geralmente hierárquicas, esguias e de olhos fixos, copiadas, segundo a tradição, do retrato da Virgem pintado por São Lucas. Deste tipo chegaram até nós às Senhoras das Neves, do Povo e do Perpétuo Socorro.

OBRA DO ARTISTA PLÁSTICO JOVINO NOLASCO DE BENTO GONÇALVES, INSPIRADO NO QUADRO DO PINTOR FRANCÊS PIERRE MIGNARD

Por dedução o quadro do artista francês Pierre Mignard refere-se a essa época. Pois Nossa Senhora se apresenta sentada com o menino Jesus no colo oferecendo um cacho de uva. Na última ceia, Jesus Cristo, ao levantar o cálice de vinho, disse: Este é o meu sangue, que será derramado por muitos, para a remissão dos pecados. Se o vinho era o sangue do Salvador, este sangue foi gerado no corpo de sua Mãe. Maria que poderia ser comparada à uva, a geradora do vinho. Desta feita os católicos recorriam a Nossa Senhora para solicitar a sua intermediação a Jesus para que a safra fosse boa e que resultasse em bons vinhos.

A França, cuja vitivinicultura se desenvolveu há séculos, foi o país onde era mais venerada Nossa Senhora da Uva, motivo pelo qual o artista francês a retratou. Dizem ainda que a Virgem Maria, por saber que o Menino Jesus apreciava demais a uva, o presenteava sempre que possível com um cacho.

O historiador Rovílio Costa, ao prefaciar o livro “Nossa Senhora da Uva”, EST/2007, escreve: “...Nossa Senhora da Uva, nas Bodas de Caná (Jo 2), se revela Nossa Senhora do Vinho também. Como falar em vinho, sem falar em pão? Como falar em comida, sem falar em bebida? Maria, como mãe, prepara a seus filhos a mesa do pão e do vinho, da comida e da bebida, do Corpo e do Sangue de seu Filho, o alimento que nutre para a vida eterna.” E conclui; “Sejamos crianças, no colo de Maria, saboreando os grãos de uva que Ela nos põe na boca e, depois de saciados, tomemos um grãozinho também e coloquemo-lo na boca de Maria! Nossa Senhora da Uva – Rogai por nós!”

Nossa Senhora da Uva no Brasil

Pelo ano de 1997 o Padre José Casanova entregou, de presente, ao Pe. Homero Rui Rossi, vigário de Otávio Rocha, um quadro de Nossa Senhora da Uva, comprado em 1964 em Paris. A reprodução se origina de um quadro do pintor francês Pierre Mignard (1612-1695). O Pe. Homero expôs o quadro na Igreja Matriz durante a vindima e depois guardou na Casa Canônica.

Apenas em 2000, diante da possibilidade de se fazer um monumento na Praça para assinalar a passagem do terceiro milênio, surgiu a ideia de incluir referida estampa no monumento, que deveria ser inaugurado por ocasião da 9ª FECOUVA. Em 25/02/2001 foi inaugurado o Monumento do 3º Milênio e colocado em destaque uma reprodução do quadro na Praça Regional da Uva.

CAPITEL EM HOMENAGEM A NOSSA SENHORA DA UVA NO PARQUE DA VINDIMA ELOY KUNZ, EM FLORES DA CUNHA


Em fevereiro de 2003 durante a 10º Edição da Festa Nacional da Vindima, em Flores da Cunha, foi inaugurado no Parque da Vindima Eloy Kunz, um “Capitel” em homenagem a Nossa Senhora da Uva.

Em 25 de julho de 2004 o artista plástico Jovino Nolasco de Bento Gonçalves, inspirado no quadro do pintor francês P. Mignard, apresentou um modelo de imagem de Nossa Senhora da Uva. Ele foi aluno nos maiores mestres santeiros do Nordeste brasileiro. A Imagem foi modelada em argila e envelhecida com técnicas especiais com detalhes em ouro papel importado de Viena. A estátua se encontra no interior da Matriz de Otávio Rocha.

Assim podemos registrar a devoção a Nossa Senhora a partir da região e espalhada pelo Brasil por milhares de folhetos e pelas matérias em diversos jornais e revistas.

 GRUTA NOSSA SENHORA DA UVA - SANTA TEREZA / RS

Publicado inicialmente por Floriano Molon, jornalista, pesquisador e escritor, ex-secretário de Turismo de Flores da Cunha.








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