domingo, 13 de dezembro de 2015

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DE LOURDES - FRANÇA



Entre as inúmeras invocações a Virgem Maria, existem aquelas ligadas ao lugar onde seu culto foi iniciado ou onde ocorreram suas aparições. A invocação a Nossa Senhora de Lourdes está incluída nesta última categoria.


Na então aldeia de Lourdes, região francesa dos Altos Pirineus, em 11 de fevereiro de 1858, a jovem Bernadette Soubirous, indo apanhar lenha às margens do rio Gave, viu na reentrância de um rochedo, pela primeira vez, a Virgem Maria. Essa primeira aparição foi seguida de outras 17.


Em uma das aparições, a Virgem pediu que ali se construísse uma igreja; em outra ocasião, fez brotar, na rocha, por meio das mãos de Bernadette, fonte de água cristalina e considerada milagrosa, que ali corre desde então. As curas obtidas através do uso da água levaram, em 1862, o bispo de Tarbes a autorizar o culto a Nossa Senhora de Lourdes. O Santuário de Lourdes é um dos mais importantes centros de peregrinação da Cristandade Católica.


O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, é uma área com várias igrejas e outras instituições construídas em torno da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, na cidade de Lourdes, França. Este terreno é propriedade administrada pela Igreja, e tem várias funções, incluindo atividades devocionais, escritórios e alojamentos para peregrinos doentes e seus ajudantes. O Santuário inclui a Gruta, torneiras próximas que dispensam a água de Lourdes, e os escritórios do departamento médico de Lourdes, bem como várias igrejas e basílicas. Compreende uma área de 51 hectares, e inclui 22 lugares distintos de culto. Há seis línguas oficiais faladas no Santuário: francês, inglês, italiano, espanhol, holandês e alemão.



Os fiéis encontram tudo ao alcance dos olhos. Um verdadeiro convite para a vivência da mensagem deixada por Nossa Senhora em Lourdes: a penitência e a oração.

A primeira capela foi construída em mutirão e contou com a ajuda do pai da pequena Bernadete. Hoje, tornou-se uma homenagem à menina. A Cripta guarda um relicário com pedaços da costela de Santa Bernadete. 
Depois foram sendo construídas mais capelas, basílicas e tudo o que temos hoje.
Unindo o cenário das aparições à devoção a Nossa Senhora de Lourdes, houve a necessidade de construir outro templo para acolher um maior número de devotos. Foi então que 30 anos após a primeira aparição, começou a ser construída a Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

A Basílica do Rosário é como um pedestal da Basílica da Imaculada Conceição. Tem estilo bizantino e relembra Nossa Senhora que em todas as aparições estava com um terço na mão, afirmando a importância de rezá-lo.  Todos os Mistérios do Rosário são retratados em imagens dentro e fora da igreja: “Dentro da Basílica do Rosário temos os Mistérios da Anunciação, da Ressurreição e os Dolorosos e logo na entrada, temos os Mistérios Luminosos, que foram instituídos pelo nosso saudoso Papa João Paulo II”.


A Basílica Superior é uma homenagem ao dogma da Imaculada Conceição. Diferente da Basílica do Rosário tem estilo gótico com poucas imagens e altares laterais. Foi construída acima da gruta das Aparições.

A Cripta, a Basílica do Rosário e a Basílica da Imaculada Conceição ficam na Esplanada do Complexo Religioso de Lourdes, onde acontecem missas campais, procissões eucarísticas e a procissão luminosa.

Todos os peregrinos se organizam para participar da procissão que acontece todos os dias entre os meses de abril e outubro. A Imagem de Nossa Senhora vai à frente e o Santo Rosário é meditado pelos peregrinos que vão andando com suas velas acesas. A mais bela expressão de fé de Lourdes.


É também na Esplanada que fica a Gruta das Aparições, onde acontece outra forte expressão de fé. Os devotos fazem questão de tocar na água que escorre das pedras, símbolo de um dos maiores milagres realizados por Nossa Senhora em Lourdes.

A Basílica de São Pio X é o maior templo do Complexo Religioso de Lourdes. Como as outras igrejas não permitiam ampliações por causa da estrutura, veio a necessidade de construir uma Casa Santa maior para acolher mais peregrinos. 

Como o Santuário é universal e acolhe devotos de todo o mundo, a Basílica de São Pio X homenageia esses peregrinos. Santos de várias nacionalidades são lembrados entre as colunas.

O complexo religioso de Lourdes, recebe mais de 6 milhões de peregrinos por ano. Eles vêm em família ou em grupos e o que encontram por aqui agrada os olhos e o coração: um verdadeiro convite à vivência da espiritualidade, da fé em Deus e devoção a Nossa Senhora.













Vídeos do Santuário :



FONTE:

http://www.a12.com/noticias/detalhes/santuario-de-nossa-senhora-de-lourdes-aguas-benditas-que-curam-corpo-e-alma
http://www.paieterno.com.br/site/2014/04/29/santuario-de-lourdes-complexo-religioso-na-franca/
http://www.youtube.com
http://www.google.com.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Nosso blog é atualizado diariamente. Volte sempre!