domingo, 10 de janeiro de 2016

SANTUÁRIO DA MÃE, RAINHA E VENCEDORA TRÊS VEZES ADMIRÁVEL DE SCHOENSTATT




 A palavra alemã ‘Schoenstatt’ significa ‘belo lugar’ e é o nome de um bairro de uma pequena cidade alemã, Vallendar, às margens do Rio Reno. Conta-se que em 1143, o então bispo de Treves, Dom Alberto, doou o terreno a uma comunidade de Irmãs Beneditinas, dando-lhe o nome ‘Schoenstatt’, impressionado pela beleza do lugar. As Irmãs construíram ali o seu convento e um basílica, consagrando-os a Nossa Senhora. Destas construções resta somente uma das torres do antigo convento. A história do lugar registra que ainda por volta de 1224 foi construída uma capelinha junto do cemitério das irmãs, consagrada ao Arcanjo São Miguel (como era costume na Alemanha).

O pequeno templo foi destruído em inúmeras guerras que envolveram a Europa, mas sempre de novo reconstruído. No início de uma outra guerra – a primeira guerra mundial – a capelinha, então abandonada, tornou-se sede de uma congregação Mariana de jovens seminaristas palotinos. Desta congregação se originou o Movimento Apostólico de Schoenstatt, hoje presente em todos os continentes. A pequena capelinha tornou-se o centro espiritual deste movimento como santuário da Mãe de Deus, venerada com o título de Mãe, Rainha eVencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Diariamente, peregrinos do mundo inteiro vão a este  santuário considerado um lugar Mariano de graças.

O Movimento Apostólico de Schoenstatt se expandiu e hoje contamos com 200 santuários espalhados pelo mundo, sendo que 22 se encontram no Brasil (Santa Maria, Londrina, Jaraguá, São Paulo, Atibaia, Santa Cruz do Sul, Curitiba, Porto Alegre, Guarapuava, Itaára, Olinda (Recife), Santo Angelo, Rio de Janeiro, Brasilia, Cornélio Procópio, Poços de Caldas, Jacarezinho, Salvador, Araraquara, Belo Horizonte, Frederico Westphalen e Garanhuns)
 


PADRE GIL RAUL CELEBRANDO OS SEUS 25 ANOS DE SACERDOCIO
NO SANTUÁRIO TABOR, EM SANTA MARIA/RS



O ideal Tabor
Em 18 de outubro de 1914, na conferência chamada pelos schoenstattianos de ‘Documento de Fundação’, o Pe. Kentenich faz um paralelo entre a cena bíblica do Tabor e o nascente Santuário de Schoenstatt: “Ao contemplar as magnificências divinas no Monte Tabor, Pedro exclamou encantado: ‘É bom estarmos aqui! Façamos três tendas” (Mc 9, 5). Estas palavras sempre me voltam à memória e frequentes vezes me perguntei: Não seria possível que a Capelinha de nossa Congregação se tornasse nosso Tabor, no qual se manifestem as glórias de Maria? (...) Gostaria de transformar este lugar, num lugar de peregrinações e de graças para nossa casa, para toda a Província e, talvez, para mais além. Todos os que aqui chegarem para rezar terão de experimentar as glórias de Maria e confessar: “É bom estarmos aqui! Vamos fazer três tendas! Este será o nosso lugarzinho predileto!”

Todos os santuários de Schoenstatt, como o Santuário Original, têm a missão de ser um Tabor. Assim como no Tabor histórico foram reveladas as glórias de Cristo, no Santuário de Schoenstatt dever-se-ão manifestar as glórias de Maria.

 Ao chegar no Brasil em 1947, Pe. José Kentenich captou a grande receptividade do povo brasileiro para o religioso e a sua alma filial, propondo para o primeiro Santuário de Schoenstatt no Brasil o ‘Ideal Tabor’:
"Schoenstatt é aqui, nosso pequeno Santuário. Aqui é Tabor! Esta palavra do Documento de Fundação é de importância central para este Santuário". (03.09.1947 - Santa Maria) 

Mais tarde, no contexto das celebrações do centenário de nascimento do Pe. José Kentenich em 1985, o Movimento de Schoenstatt no Brasil assumiu o Ideal Tabor como o ideal da Família de Schoenstatt brasileira.
No Santuário Tabor, o Pe. Kentenich coroou a Mãe de Deus em 1949 como Rainha da Filialidade Heróica. Ela tem a missão de cuidar que todos vivam como filhos de Deus, fiéis ao seu compromisso batismal e, em Cristo, como filhos amados e heróicos, realizem a vontade do Pai.


SANTUÁRIOS DE SCHOENSTATT NO BRASIL







FONTE:
http://www.tabormta.org/index.php?ss=pages&pg=contatos
https://pt.wikipedia.org/
http://www.circulandoporcuritiba.com.br/2011/10/santuario-da-mae-rainha-de-schoenstatt.html
https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Nosso blog é atualizado diariamente. Volte sempre!