domingo, 3 de julho de 2016



SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA SAÚDE



História do Santuário

Por volta da segunda metade do século XIX, a população da Europa crescia e a industrialização acelerava. A vida se tornou, assim, difícil para grande parte da sociedade, fazendo com que muitos buscassem uma vida melhor em outros países, como o Brasil.
Na Itália, famílias inteiras de camponeses tomaram essa decisão e foi assim que os primeiros italianos chegaram à região onde se localiza hoje o município de Ibiraçu, no Espírito Santo. Além da esperança de uma vida nova e da vontade de vencer, essa gente trouxe consigo toda a sua religiosidade, em especial as devoções a São Marcos e a Nossa Senhora da Saúde.
Logo que chegaram, os imigrantes construíram uma capela dedicada a Nossa Senhora da Saúde. O local escolhido foi uma clareira no meio da mata fechada. Foi a primeira igrejinha construída na região. Uma família trouxe em sua bagagem um quadro de Nossa Senhora da Saúde que foi colocado na capela. Mais tarde, o quadro foi substituído pela imagem que permanece até hoje no local.
As famílias se reuniam aos domingos para fazer orações e recitarem ladainhas. Realizavam-se festas, leilões e batizados. Os devotos traziam ofertas valiosas em agradecimento pelas graças alcançadas por intercessão de Nossa Senhora da Saúde. Muitas histórias de curas e milagres são relatadas por quem frequenta, até hoje, o lugar.


Padroeira

Por volta de 1952, a festa foi transferida para o Centro de Formação Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu. Em 1997, dom Geraldo Lyrio Rocha, então bispo da Diocese de Colatina, convocou os fiéis para celebrarem a Festa de Nossa Senhora da Saúde novamente na igrejinha. Em 1998, durante solene celebração, o bispo elevou a igrejinha a Santuário Diocesano. Já em 2007, o Papa Bento XVI aprovou o pedido de dom Décio Sossai Zandonade, já bispo da Diocese de Colatina, e elevou Nossa Senhora da Saúde a padroeira diocesana.


Grande festa

A grande festa em honra da padroeira Nossa Senhora da Saúde acontece todos os anos em 21 de novembro. Milhares de fiéis, devotos e romeiros de todas as partes lotam o Santuário neste dia para agradecer por graças alcançadas ou em busca da cura para doenças do corpo e da alma. Trata-se da maior manifestação de fé mariana do norte do Espírito Santo.


Romarias

O Santuário Nossa Senhora da Saúde recebe romarias durante todo o ano. Pessoas de todo o país chegam juntas para manifestar sua fé, cumprir uma promessa, agradecer.
O termo “romaria” surgiu no século XIII para denominar a peregrinação dos devotos cristãos até Roma. Os romeiros fazem o percurso a pé, de bicicleta, a cavalo, de ônibus, moto. Em toda a história da Igreja Católica, as romarias sempre carregam expressões de grande fervor religioso e confiança em Deus. São compostas por três fases: a viagem, a chegada e o retorno. O caráter religioso fica por conta das missas, procissões, momentos de devoções e outras tantas manifestações de fé.
O Santuário costuma receber, em média, até cinco ônibus por romaria. Paróquias, comunidades, famílias, amigos... todos são convidados a organizar romarias ao Santuário. No local, existe uma estrutura adequada e equipes preparadas para receber bem os devotos.


Como organizar? 

Basta entrar em contato com a secretaria do Santuário. É importante se programar com antecedência e verificar a disponibilidade de datas. Para grupos acima de 20 pessoas, é possível programar o fornecimento de alimentação e também hospedagem. Terminada a romaria, fica a fé e a lembrança de momentos fortes na casa da Mãe.
Telefone: (27) 3257-1252 / 99717-5293
E-mail: atendimento@nossasenhoradasaude.org.br
comunicacao@nossasenhoradasaude.org.br
Intenções de missa, romarias e doações diversas
Telefone: (27) 3257-1252/ 99717-5293
E-mail:atendimento@nossasenhoradasaude.org.br e comunicação@nossasenhoradasaude.org.br


Oração a Nossa Senhora da Saúde

Ó Mãe querida, Nossa Senhora da Saúde,
Aqui estamos diante de tua imagem milagrosa.
Agradecemos e louvamos a Deus Pai
Que te preservou, pela ação do Divino Espírito Santo,
De toda a mancha de pecado
Para seres a Mãe de Jesus, nosso Senhor e Salvador,
Saúde plena de toda a humanidade.
Volve teu olhar de compaixão e carinho sobre nós, teus filhos,
Que sentimos, no corpo e na alma,
O peso de tantas enfermidades.
Ensina-nos a unir nossos sofrimentos aos de Jesus,
Percorrendo contigo o caminho da santidade,
Lutando juntos na construção de uma sociedade
Onde reine, para todos,
Saúde, alegria, fraternidade e paz.
Confiantes no poder de tua intercessão junto a Deus
Depositamos em teu coração de Mãe
A saúde nossa e a de todos nossos irmãos e irmãs.
(pausa para intenções particulares)
Ajuda-nos a afastar de nossas famílias e da sociedade
A desunião, a corrupção, as drogas e a violência.
Fortalece a fé, a esperança e a caridade de nossa Igreja
E concede-nos, ó Mãe, a alegria de estarmos, um dia,
Todos juntos, contigo, no Céu. Amém.

)Dom Décio Sossai Zandonade, Bispo Emérito Diocesano de Colatina e Reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde)





FONTE:
http://nossasenhoradasaude.org.br/historia-do-santuario/







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Nosso blog é atualizado diariamente. Volte sempre!