domingo, 11 de setembro de 2016

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DAS BROTAS




O culto a Nossa Senhora das Brotas em Piraí do Sul, no Paraná tem sua origem com Frei Antônio de Santana Galvão, que por volta do ano de 1808, em passagem por estas terras deixa a uma viúva, senhora Ana Rosa da Conceição de Paula uma estampa em papel com a efígie de Nossa Senhora com a seguinte dedicatória: ”Lembrança de Frei Galvão”. Entregando a estampa pede a família de Ana Rosa: “Venerai sempre esta Santa Efígie porque ela é muito milagrosa”.

A gravura entregue por Frei Galvão a senhora Ana Rosa é uma litografia impressa em papel comum e mede 10x16cm. É a cópia da verdadeira efígie de Nossa Senhora das Barracas, proveniente de Portugal.

A senhora Ana Rosa guardou esta estampa como uma relíquia, colando-a em uma cartolina e, para conservá-la, colocou-a numa moldura de madeira, tendo em sua casa local de honra, onde diante dele a família fazia suas orações diárias.

Anos mais tarde, Ana Rosa contrai segunda núpcias com Joaquim Maciel e na mudança perdeu o quadro de Nossa Senhora. Um dia, após a festa de Natal, caminhando próximo ao mato perto de sua casa, mato este devastado por um incêndio, encontrou a imagem da sua santinha intacta em meio a brotos novos da vegetação. A moldura de madeira havia sido queimada, porém a gravura nada sofrera. Este acontecimento foi considerado milagroso pelo povo da época. Com este fato, os devotos passaram a chamar a santa de Nossa Senhora das Brotas e o culto de familiar passa a público a fim de que todos pudessem venerar a Mãe de Deus sob o título de Nossa Senhora das Brotas.

 

Os tropeiros tornaram-se os primeiros devotos de Nossa Senhora das Brotas, em suas viagens vindas do sul com direção a São Paulo, faziam o pernoite próximo à “Casa da Mãe”, onde faziam suas orações e pediam proteção para seus rebanhos.

Diversas capelas foram sucessivamente sendo construídas no bosque, até a atual inaugurada em 1985, tendo em linhas gerais o formato de uma coroa, em homenagem à Rainha, Nossa Senhora das Brotas.

 

Dia 27 de dezembro foi escolhido como o dia da Festa de Nossa Senhora das Brotas, onde acontece o encontro das famílias piraienses na Casa da Mãe e a vinda de milhares de romeiros de todos os cantos do país.

 

No dia 21 de Dezembro 1999, o Governo do Estado do Paraná instituiu Piraí do Sul como Polo Turístico Religioso devido ao Santuário de Nossa Senhora das Brotas. No dia 08 de Setembro 2004 Nossa Senhora das Brotas é considerada a Padroeira do Caminho das Tropas, que vai de Viamão (RS) até Sorocaba (SP).

No dia 1º de maio de 2013, o Bispo Diocesano de Ponta Grossa D. Sérgio Arthur Braschi assinou o Decreto de Criação e Instalação do Santuário de Nossa Senhora das Brotas.


 ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DAS BROTAS

Ó Virgem Santíssima, Nossa Senhora das Brotas, eis-nos prostrados aos vossos pés, humildes e confiantes, pedindo as graças de que necessitamos.

Queremos dizer que vos amamos de todo o coração, que vos veneramos e vos proclamamos Rainha Soberana do céu e da terra.

Ó Maria, Rainha do Universo, venerada sob o título de Nossa Senhora das Brotas, alcançai-nos do céu as graças de que necessitamos.

Movei vosso bendito Filho, que apertais em vossos braços, a abençoar os que vos invocam e a perdoar os inúmeros pecados cometidos contra Ele e contra Vós, Nossa Santa e Carinhosa Mãe.

Ó Senhora Soberana, Sol que faz brilhar aos cegos as verdades da fé, atraí-nos todos a vós com a esperança firme de sermos atendidos. Vós que tudo podeis, alcançai-nos as graças valiosas que vos imploramos.

Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...



FONTE DE PESQUISA:
Site do Santuário Nossa Senhora das Brotas e Google








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Nosso blog é atualizado diariamente. Volte sempre!