domingo, 18 de setembro de 2016

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA APARECIDA DO SUL


No início do século passado, a devoção a Nossa Senhora Aparecida em Itapetininga-SP esteve ligada à história dos tropeiros, que contribuíram para que a devoção fosse difundida por todo o Brasil. Em 1912, movido por uma graça alcançada, o tropeiro José Augusto de Campo, popularmente conhecido como Campinho, construiu a capela nas imediações do que foi o Seminário dos Missionários.



De acordo com o padre Amibael Francisco do Nascimento, pároco da igreja, a primeira capela surgiu depois de um milagre da santa recebido pelos tropeiros que carregavam a imagem dela nas viagens feitas até o sul do país. Daí o nome dado à paróquia, Nossa Senhora Aparecida do Sul. “O Santuário que temos hoje é a quarta construção desde 1912. A primeira foi em 1912, a segunda em 1918 e a terceira em 1924”, conta.


A devoção a Nossa Senhora atraia centenas de fiéis para Itapetininga, por isso, em 1942 foi criado o horto religioso, um espaço destinado para missas e orações. Atualmente o espaço é usado para uma festa em comemoração à Mãe de Deus. A festa começa em dezembro e vai até o 1º de janeiro, com procissão e missa campal. Os fiéis levam a imagem de Nossa Senhora Aparecida até a gruta, construída na década de 1950.

Reportagem


FONTE:

Sites da diocese de Itapetininga, g1.globo e google.com











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Nosso blog é atualizado diariamente. Volte sempre!