domingo, 9 de outubro de 2016



SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS




O Santuário Nossa Senhora das Candeias, construído no final do século XVIII, é uma Igreja de Peregrinação. Lugar de grande devoção à Virgem Maria. A Igreja Matriz foi elevada à condição de Santuário diocesano no dia 08 de dezembro de 2014, em documento reconhecido pela Diocese de Camaçari-BA, mas já era assim chamado, desde muito antes, pelo povo. Teve as paredes e o altar abençoados e ungidos na cerimônia de Dedicação e Consagração realizada na mesma data.


O rito que reconheceu oficialmente o Santuário como sendo (único) da Diocese de Camaçari, tornando-o Casa Domus (Casa do Senhor), foi presidido pelo bispo Dom João Carlos Petrini e concelebrado pelo então reitor, Frei Cristiano Freitas, OFMConv., os vigários paroquiais Frei Francisco Nascimento, OFMConv., Frei Fernando Maria, OFMConv., e Frei Vogran Leluia OFMConv.; os diáconos Davi Cirilo, Luiz Gonzaga e Ailton Matias, e o Pároco da Paróquia São Francisco de Assis, Padre José Miguel dos Santos.



Acompanhado pelos líderes de pastorais, movimentos e comunidades da paróquia Nossa Senhora das Candeias, dos Frades Menores Conventuais, Irmãs Franciscanas Terciárias, dos Diáconos, da coordenação do Santuário e de autoridades do município, o bispo assinou o então decreto de reconhecimento do Santuário. As imagens da Via Sacra em bronze, retratadas nas paredes da igreja foram abençoadas com Água Benta e ungidas com Óleo Santo.


No Altar do Santuário, também ungido com o Óleo, estão depositadas as relíquias, símbolo da fé e devoção de São João Paulo II, Padre Pio, Santo Antônio Maria Clarete, Beata Maria Gabriela, Beata Rosa Flesh, Veneranda Maria do Carmo, Beata Marian, Bem-Aventurada Bárbara Maix e Santa Maravillas de Jesus.
























Voltado para a Baía de Todos os Santos, o Santuário recebe durante todo o ano, romeiros de vários estados brasileiros, que viajam à Candeias para pagar promessas. Segundo costumes, os romeiros dão três voltas ao redor da Igreja, cantando os benditos de Nossa Senhora, dentre outras orações. Após encerrar o ato religioso em frente ao altar, os fiéis costumam acender fogos de artifícios. Também faz parte do rito, buscar curas e bênçãos através da água milagrosa da Fonte dos Milagres, localizada nas proximidades da Igreja.



 ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS

Virgem Santíssima das Candeias, vós que pelos merecimentos de vosso Filho Onipotente, tudo alcançais em benefício dos pecadores de quem sois igualmente Senhora e Mãe.
Vós que não desprezais as súplicas humanas e nem a elas fechais o vosso coração compassivo e misericordioso.
Iluminai-me, eu vos peço, na estrada da vida, encorajai-me e encaminhai os meus passos e as minhas orações para o verdadeiro bem.
Livrai-me de todos os perigos a que está exposta à minha fraqueza. Defendei-me de meus inimigos, como defendeste o vosso amado Filho das perseguições que sofreu sendo menino.
Não consintais que eu seja atingido por ferro, fogo e nem por peste alguma, e depois de todos estes benefícios de vossa clemência nesta vida, conduzi a minha alma para a morada dos anjos, onde com Jesus Cristo, vosso Filho e Nosso Senhor, viveis e reinais, pelos séculos.
Amém.



FONTE:
Site Nossa Senhora das  Candeias
Site Google








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Nosso blog é atualizado diariamente. Volte sempre!