domingo, 11 de dezembro de 2016

NOSSA SENHORA DO CABO



Breve história
Nossa Senhora do Cabo (também conhecida como Nossa Senhora do Cabo Espichel) é venerada principalmente na cidade de Linda-a-Velha, em Portugal,  desde o longínquo ano de 1763, ano a partir da qual o Padre António Xavier Ligeiro lhe dedicou uma pequena Ermida que, por testamento, legou ao povo da terra, de onde era natural e este, por sua vez, fez construir a nossa linda Capela datada do ano de 1780. Acresce informar que a Imagem de Nossa Senhora do Cabo ali venerada é a primitiva.
IMAGEM CENTENÁRIA DA PADROEIRA

Desde sempre Linda-a-Velha fez parte da Freguesia de São Romão de Carnaxide, uma das mais velhas do Patriarcado de Lisboa. Era uma aldeia saloia, pitoresca de ar sadio e boas águas, que os doentes do físico procuravam para se restabelecer, que começou a crescer e a desenvolver-se a partir da segunda metade dos anos cinquenta e o seu crescimento foi tão veloz que depressa se transformou na Vila que hoje é, e da similitude com a velha aldeia nada existe.

Neste espírito a Capela passou a ser insuficiente para a vida religiosa que, entretanto, se foi desenvolvendo, fato que levou o Padre Manuel Martins a fundar no ano de 1978 a Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

Prosseguindo, porém, nas suas atividades empreendedoras a favor desta terra fez nascer de um terreno inculto, doado no ano de 1955, a Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Cabo, aliada a uma magnifica Escola de Música e o Lar Padre Dehon que bastantes idosos tem acolhido com todo o conforto e carinho.
IGREJA PAROQUIAL DE NOSSA SENHORA DO CABO

Foi no ano de 1983 que Linda-a-Velha passou à paróquia sendo o Padre Manuel Martins nomeado por Sua Eminência Reverendíssima o Senhor Dom António Ribeiro, de saudosa memória, o seu primeiro Pároco.
 
INTERIOR DA IGREJA PAROQUIAL DE NOSSA SENHORA DO CABO

Unidos ao Padre Manuel Martins e sem mencionar nomes foram muitos aqueles que o ajudaram e com ele colaboraram para que esta Igreja fosse uma realidade e Linda-a-Velha fosse elevada a Freguesia.




Breve nota sobre o Tríptico em forma de oratório de N.S. do Cabo pintado por João D. Filipe
TRIPTICO DE NOSSA SENHORA DO CARMO
 
A antiquíssima devoção a N. Senhora do Cabo Espichel está documentada por escrito desde o séc. XIV. Há por isso dezenas de imagens todas elas diferentes, registadas nestes estes 700 anos. Muito divulgada e popular é a estátua criada por Machado de Castro, um dos maiores da escultura portuguesa.

Este tríptico, obra inédita do Pintor JOAO D. FILIPE, que residiu a sua infância e Juventude neste concelho de Oeiras, acrescenta às imagens existentes, uma outra, segundo a sensibilidade do seu autor.

Assim a imagem central representa Nossa Senhora do Cabo Espichel, coroada, com doze estrelas, com o Menino nos braços. Nossa Senhora e Rainha apresenta-se inclinada  para Linda-a-Velha, representada por alguns dos seus edifícios mais característicos, para onde dirige o olhar. À esquerda dela, ao longe, do outro lado do mar, encontra-se representado o Cabo Espichel lugar do seu santuário principal e dos círios ou romarias.
CABO ESPICHEL
 

 ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO CABO
Senhora do Cabo, Padroeira e Mãe,
Nós vos bendizemos e Vos louvamos.
Queremos, com todo o fervor de que somos capazes,
Fazer nossas as palavras do Anjo e de Santa Isabel:
“Ave Maria cheia de graça o Senhor é convosco,
Bendita sois vós entre as mulheres
E bendito é o fruto do Vosso Ventre, Jesus”.
E agora, Santíssima Mãe de Deus,
Ao vosso amparo e proteção
Nos acolhemos e Vos entregamos
Tudo quanto somos e tudo quanto temos,
Com toda a confiança
Com que os filhos se entregam à sua Mãe!
Guardai hoje e pela vida além
A nossa existência sob o vosso manto,
Bem junto ao Vosso coração materno.
Ficai ao nosso lado, hoje e sempre:
No trabalho e no descanso,
Na tristeza e na alegria,
Nas lutas e desânimos da vida.
Ensinai-nos a amar e a obedecer a Jesus,
Manifestando o nosso amor
Na prática dos seus mandamentos.
Defendei-nos das tentações,
Livrai-nos do mal e em todas as horas
Nunca deixeis de estar presente nos nossos caminhos
Mãe da Divina Graça,
Vós que fostes sempre a nossa defensora,
Guardai os que vos amam e
os que andam mais afastados.
Abençoai, Virgem Imaculada,
A nossa Paróquia, o nosso Pároco,
Todas as famílias, a nossa Igrejas
E quantos nela trabalham.
Rogai por nós Santa Mãe de Deus,
Agora e na hora, da nossa morte. Amen.


FONTE:
Blog Linda-a-Velha;
Site Google










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Nosso blog é atualizado diariamente. Volte sempre!